Como ter um Site de Qualidade de Acordo com as Diretrizes do Google

0
0 Flares 0 Flares ×

Algumas práticas são vistas como tentativa de manipulação ou fraude pelo Google, e é importante saber quais são essas práticas para evitá-las em seu site. O Google incentiva os webmasters a tentarem sempre proporcionar a melhor experiência ao usuário, o que vai resultar em mais visitas e fidelização de visitantes, e proporcionar uma melhoria natural no posicionamento do blog ou site.

Para orientar os webmasters o Google disponibiliza as diretrizes de qualidade, que tratam como evitar as formas mais comuns de manipulação ou comportamento fraudulento – lembrando que essas ações serão punidas pelo Google sempre que identificadas. Embora o guia contenha as principais práticas, existem outras que podem ser punidas se forem entendidas como tentativa de lesar o motor de busca.

Aplique as diretrizes de qualidade da criação de seu site, assegurando que seu trabalho será bem visto não só pelo motor de busca, mas principalmente pelos visitantes. Caso perceba que algum site está infringindo as diretrizes de qualidade, você pode denunciá-lo no endereço: https://www.google.com/webmasters/tools/spamreport. As denuncias servem não só para punir práticas incorretas, mas também para melhorar o algoritmo de busca, tornando-o cada vez mais eficiente.

Princípios Básicos das Diretrizes de Qualidade do Google

A primeira e mais importante diretriz de qualidade que deve ser seguida pelo webmaster é criar páginas e usar boas táticas de SEO para os visitantes, e não para os motores de busca. Isso inclui criar sites que possuam boa usabilidade e legibilidade, e principalmente não enganar os usuários através de cloaking (entregar conteúdo diferente do exibido na busca). Outra diretriz é evitar usar truques e artifícios para melhorar a classificação de uma página em um mecanismo de busca. Ao realizar uma ação, pense se você tomaria essa mesma ação se os mecanismos de busca não existissem.

Tome cuidado com a prática de link building, pois se mal utilizada pode prejudicar e muito a classificação de seu site. Evitar links para más vizinhanças ou autores de spam é primordial para manter a qualidade. Manipulação de links com o objetivo de aumentar o PageRank não é uma prática aceitável. O Google também não recomenda a utilização de programas não-autorizados para checar posicionamento do site ou gerar relatórios agendados. Esses programas consomem recursos computacionais e ainda violam explicitamente os Termos de Serviço do Google.

Princípios Específicos de Qualidade do Google

As diretrizes listadas acima são o básico que o webmaster deve seguir. No entanto, existem diretrizes mais específicas que podem ser verificadas abaixo:

– Não usar link ou texto oculto, assim como não realizar cloaking ou redirecionamento de páginas de forma não autorizada;
– Não usar excesso de palavras chave nos textos, e não crie conteúdo duplicado;
– Não enviar consultar agendadas e automáticas para o Google;
– Não crie páginas mal intencionadas ou com softwares nocivos;
– Não use páginas de entrada ou programas de filiação que não ofereça conteúdo original ao visitante.

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário sobre esté Post do Blog

Comente a Publicação