Como bloquear o uso do botão direito do mouse em Blogs

0
2 Flares 2 Flares ×

Aplicativos necessários: Editor de textos simples
Número de passos: 4

Um dos piores fantasmas de um blogueiro é ter o seu conteúdo plagiado, e isso tem se tornado cada vez mais comum. Foi pensando nisso que o TechTudo resolveu dar esta dica, explicando como bloquear o uso do botão direito do mouse em blogs e, dessa forma, dificultando a cópia das informações nele contidas.

Para isso, é necessário apenas inserir um script do tipo javascript no header (cabeçalho) na página. Nas imagens do passo a passo, utilizaremos como exemplo um blog hospedado no WordPress. Porém, a mesma lógica também servirá para editar o HTML de qualquer outro blog.

Passo 1. Faça login no seu blog como se você fosse inserir um novo post. Na página de administrador, procure pelo editor; no caso do WordPress, ele fica localizado no menu “Aparência”.

Passo 2. Localize agora o Header (cabeçalho) do seu blog. No WordPress, ao clicar no menu “Editor”, conforme dito no passo anterior, o Header será visualizado do lado direito da tela, como mostra a imagem abaixo. Clique para editar.

Editor e Cabeçalho (Foto: Reprodução/TechTudo)Editor e Cabeçalho (Foto: Reprodução)

Passo 3. Entre as tags <head> e </head> insira o código javascript da imagem abaixo (basta copiar) e clique em “Atualizar Arquivo”.

Script javascript (Foto: Reprodução)Script javascript (Foto: Reprodução)

Passo 4. Acesse seu blog e tente utilizar o botão direito do mouse. A seguinte tela deverá ser exibida:

Exemplo de bloqueio do botão do mouse (Foto: Reprodução)
Exemplo de bloqueio do botão do mouse (Foto: Reprodução)

O bloqueio do botão direito resume-se em colar o javascript no cabeçalho do blog, entre as tags <head> e </head>. É interessante fazer um backup do blog antes de efetuar a alteração.

Importante: mesmo com o bloqueio do uso do botão direito do mouse, não quer dizer que o blog estará completamente livre de plágios. Porém, não custa dificultar um pouco o trabalho dos plagiadores.

 

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 2 2 Flares ×

Deixe seu comentário sobre esté Post do Blog

Comente a Publicação