De olho no Google+, Facebook lança seu próprio ‘Circles’

0
0 Flares 0 Flares ×

O Facebook apresentou nesta quarta-feira mais uma ferramenta para tentar frear o crescimento do rival Google+. O recurso “Smart Lists” (listas inteligentes) relaciona automaticamente contatos do usuário para o compartilhamento de informações com pequenos ou grandes grupos. É uma resposta aos Circles, do Google+.

 

Leia também: Google+ tem boas ideias, mas falta o ‘plus’

Na prática, o Facebook vai permitir aos cadastrados organizar seus contatos em vários grupos específicos (imagem acima) – familiares, colegas de trabalho, antigos amigos de colégio, conhecidos e assim por diante. O grande diferencial do Circles é que a ferramenta do Facebook forma os grupos automaticamente.

As listas inteligentes são sugeridas de acordo com as relações do usuário na rede. O programa vai cruzar dados e analisar, por exemplo, quais usuários estão na mesma cidade, oferecendo a criação de um grupo com esses membros. O mesmo vale para pessoas que trabalham na mesma empresa ou estudaram na mesma escola e assim por diante.

As Smart Lists, que devem entrar em funcionamento para alguns usuários a partir desta quarta-feira, são uma evolução de um recurso já presente no Facebook desde 2007. Antes, contudo, o processo de formação de grupos não era automático. “Apesar de as listas existirem há vários anos, os usuários têm nos escrito dizendo que organizá-las para cada uma das diferentes partes de sua vida e mantê-las atualizadas exige muito tempo”, diz o comunicado oficial do Facebook.

É a segunda tentativa do Facebook de conter o avanço do Google+, que em dois meses de vida atingiu 25 milhões de cadastrados. Em julho, a rede de Mark Zuckerberg apresentou osvideochats, integração com o Skype, semelhante ao recurso Hangout do Google+.

Quem ganha com a acirrada disputa é o usuário. Aos poucos, ele ganha mais ferramentas para assegurar sua privacidade nas redes.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário sobre esté Post do Blog

Comente a Publicação