índice de interações com objetos em mídias sociais

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Depois de algum tempo observando as interações em mídias sociais eu resolvi criar escala que visa facilitar o entendimento sobre as formas de interação em relação a um objeto social (não interações entre pessoas), esse índice se divide em 3 níveis que são classificados de acordo com o grau de comprometimento cognitivo que sofre cada tipo de interação.

Nível 1 – interação não processada

O nível 1 da minha escala envolve as interações com baixo grau de comprometimento cognitivo por parte dos usuários. São aquelas interações que não requerem um envolvimento significativo, não cobram qualquer tipo de raciocínio, criatividade ou habilidade para resolução de problemas.

Esse nível de interação obtém um maior grau adesão por parte dos usuários, pois ele exige um grau mínimo assimilação das ferramentas assim como das informações apresentadas, não sendo necessário converter uma experiência em torno de determinado objeto social em uma opinião, pensamento ou algo mais complexo.

As interações de baixo grau cognitivo muitas vezes são o primeiro passo para tornar um objeto social.  Quem não se lembra do sistema de classificação do Youtube?

Esse sistema que exigia pouco esforço cognitivo dos usuários apresentava cinco opções de classificação e foi substituído por um que oferece apenas duas opções e exige ainda menos dos visitantes. Para utilização desse sistema não é necessário nenhum tipo de comprometimento, bastando um clique do mouse para interagir com o objeto social.

O objeto social em questão são os vídeos do Youtube, e esse tipo de interação é o termômetro que revela a popularidade dos mesmos. Isso oferece uma forma fácil e rápida para os usuários exporem sua percepção em relação a determinado objeto sem se comprometerem de forma mais aprofundada com o mesmo ou com a ferramenta em questão.

Essas interações podem ser adotadas em todos os tipos de sites, nos mais variados ramos de atividades. O jornal O Globo, por exemplo, usa o sistema de ratings em torno de seu objeto social, que são as notícias.

Aqui no blog eu utilizo o botão “curtir” do Facebook para o nível 1 de interação, que como vantagem traz o registro no feed de novidades da rede social e fica visível para todos na rede de contato do usuário, o que se converte também em uma fonte de tráfego.

Nível 2 – interação processada

As interações processadas, em relação ao nível 1, exigem um grau maior de cognição dos usuários, elas requerem a conversão da informação sobre determinado objeto social em uma opinião ou pensamento e em alguns casos um maior grau de intimidade com a ferramenta. Isso demanda um conhecimento sobre o assunto/ferramenta que força o usuário a raciocinar.

As interações processadas são inerentes a um maior grau de comprometimento. Eu e a grande parte dos usuários que navegam na rede usamos na maioria das vezes o nível 1 para interagir com determinado objeto social, pois são poucas as ocasiões que estamos comprometidos ao ponto de expressarmos uma idéia ou opinião sobre algo ou nos darmos ao trabalho de saber como funciona a ferramenta.

Esse tipo de interação basicamente é feita através de textos, como comentários em blogs, portais de notícias, sites de compartilhamento de vídeos e fotos – tudo girando em torno de um objeto social, que pode ser um post, uma notícia, um vídeo, uma foto, etc.

Nível 3 – geração de conteúdo

A geração de conteúdo exige um elevado grau de comprometimento por parte dos usuários e na maioria das vezes está vinculada a uma recompensa psicológica ou material.

A Coca-Cola, por exemplo, criou uma ação na qual permitia aos usuários criarem suas próprias latas de refrigerante e enviarem as suas próprias fotografias ou gráficos.

Este caso exigia um alto grau de envolvimento por parte dos usuários, que tinham que lidar com regulamentos, usar a criatividade para criar a arte para as latinhas e saber como usar a nova ferramenta para enviá-las.

Um grau de comprometimento desse nível dificilmente seria possível sem algum tipo de recompensa. Nesse caso pode-se dizer que houve tanto recompensa psicológica, que era ter a sua latinha escolhida como uma das ganhadoras do concurso e exposta para milhares de pessoas no site, como material – no fim da promoção 1.000 ganhadores tiveram uma caixa com 6 latinhas de Coca-Cola entregues em suas portas tendo os seus próprios desenhos estampados nelas.

É isso. Alguns pontos precisam de um maior aprofundamento, mas acho que o conceito foi estabelecido.

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