Reportando e buscando soluções para problemas ligados aos plugins do Facebook

0
4 Flares 4 Flares ×

Os plugins disponibilizados pela Facebook Platform representam para desenvolvedores uma maneira simples e eficiente de integrar seus websites e projetos ao gigante das redes sociais. Além de gratuitos e bem documentados, todos eles são relativamente simples de usar e não requerem nenhum tipo de configuração especial em servidores ou páginas, o que contribuiu para que se tornassem muito comuns e presentes nos principais portais, blogs e sites mundo afora.

Porém, ao mesmo tempo que facilitam a vida, estes recursos deixam todos nós dependentes de seu bom funcionamento. Quer dizer, sua página não depende mais apenas do código que você e sua equipe escrevem. Se o Facebook resolver fazer um update no script que gera o botão “curtir” por exemplo, e este não for bem sucedido, todas as páginas que o utilizam podem começar a ter problemas, exibir mensagens de erro ou ter qualquer outro comportamento estranho. E o pior: não existe um alerta, um aviso. Isso pode acontecer a qualquer momento. Apenas para citar um exemplo: recentemente, páginas que utilizavam o plugin do botão curtir via XFBML passaram a recarregar (dar reload) sem parar no IE7, muitas vezes travando o browser. A alternativa foi substituí-lo pela versão iFrame. Mas até isso acontecer, muitos pageviews falsos e usuários irritados ficaram pelo caminho.

Claro, não estou dizendo que você deve correr para tirar todos os componentes do FB do seu site. Os ganhos ainda superam, e muito, quaisquer eventuais perdas. Mas quero mostrar dois lugares importantes que precisam estar nas bookmarks de todos que lidam e utilizam os componentes do FB:

Developers Forum

Fórum oficial da plataforma, aqui você encontrará milhares de tópicos sobre os mais diversos problemas e dúvidas à respeito das APIs e plugins do Facebook. Quando perceber que algo que sempre funcionou passou a se comportar de maneira estranha dê uma olhada aqui. É onde os primeiros relatos envolvendo bugs aparecem. Também é útil por que além de reportar problemas, os desenvolvedores postam os workarounds e possíveis correções para cada falha.
http://forum.developers.facebook.net/

Bug Tracker

É o Bugzilla da Facebook Platform. Nela desenvolvedores de todo o mundo reportam seus problemas diretamente para a equipe de programadores do FB através do cadastro de Bugs. Depois de ser cadastrado, cada bug passa por uma triagem e, se confirmado, é escalado para a equipe responsável. É o melhor lugar para buscar informações sobre os problemas mais graves e obter respostas oficiais do time de desenvolvedores da plataforma. É possível também votar nos bugs que você considera mais graves para tornar sua correção prioritária em relação aos outros.
http://bugs.developers.facebook.net/

URL Linter

Esta ferramenta permite analisar uma URL e checar se as tags utilizadas pelo Facebook para o compartilhamento da página estão aplicadas de maneira correta. Com ela é possível verificar de onde o sistema da rede social importa as informções que servem como título, descrição e thumbnail do link quando a página é compartilhada. Dessa forma podemos refinar as informações, aplicar as tags corretamente e identificar possíveis problemas.
http://developers.facebook.com/tools/lint/

 

 

 

 

 

4 Flares Twitter 0 Facebook 1 Google+ 3 4 Flares ×

Deixe seu comentário sobre esté Post do Blog

Comente a Publicação