Utilizando Jquery no WordPress

0
0 Flares 0 Flares ×

jQuery é a biblioteca JacaScript mais usada pelos web designers e web developers. Com ela podemos aplicar inúmeras funcionalidades e efeitos ao código Html, mais ainda com o Html5. Muitos têm dúvidas quanto ao uso do jQuery com o WordPress. Na verdade, ele ja vem junto com a instalação básica do WP, porém não é a versão mais recente o que pode causar bugs com alguma funcionalidade que deseje aplicar no frontend de um web site.

Utilizando jQuery no WordPress:

A maneira correta de utilizar a versão mais recente do jQuery no WP é desabilitar a versão que vem junto ao core, SOMENTE no frontend, e habilitar a versão que você colocar em seu tema. O WordPress utiliza essa versão core na área administrativa (backend)  e não é aconselhável desabilitá-la. Para fazer isso, basta inserir o seguinte código no functions.php:

function my_init_method() { if ( !is_admin()) { wp_deregister_script( 'jquery' ); // retira o registro do jQuery no frontend wp_register_script( 'jquery', get_bloginfo('template_directory') . '/js/jquery-1.4.2.min.js'); //seu jQuery registro wp_enqueue_script( 'jquery' ); // } } add_action('init', 'my_init_method');

Outra consideração importante quanto ao uso de bibliotecas jQuery no WordPress é carregar o JS somente nas páginas que você realmente for utilizá-la. Se você criou um slider na página inicial, não há necessidade de carregar esse JS nas páginas internas, isso só aumentaria o tempo de carregamento das páginas tornando o site mais pesado. Você pode criar uma condicional para isso no header.php, por exemplo, se você quiser carregar o slider.home.js somente na página inicial:

 < ?php if (is_home()) : ?> < script src="/js/featurelist.jquery.js"> < ?php endif ?>

Com algumas regras simples podemos utilizar diversas bibliotecas jQuery em um mesmo projeto sem deixar o web site pesado e lento.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário sobre esté Post do Blog

Comente a Publicação