O que faz um Analista de Mídias Sociais?

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Muitos me perguntam o que eu faço no meu trabalho como Analista de Mídias Sociais. Alguns insistem em dizer que passo o dia todo na frente do computador apenas tuitando.

Se realmente ser um profissional de mídias sociais fosse apenas publicar no Twitter, postar no Facebook, inserir conteúdo no Orkut e fazer check-in em todo e qualquer tipo de lugar pelo Foursquare, qualquer adolescente de 14 anos faria isso.

Um Analista de Mídias Sociais não só tuita, ele monitora o que falam de uma empresa na Internet, seleciona o conteúdo antes de ser postado, se relaciona com pessoas e, principalmente, analisa o comportamento de cada usuário, o comportamento do consumidor, nesse caso o seguidor daquele perfil.

Cada empresa tem em seu perfil suas missões, visões e valores e antes dela se aventurar na Internet deve deixar isso bem claro também no ambiente virtual. Aliás, essa de ambiente virtual ainda remete muito ao fictício e a Internet deixou de ser algo fantasioso e inalcançável há muito tempo. Então o que a empresa é fora da Internet, deve ser exatamente igual dentro da Internet.

Com isso muito bem definido, as empresas começam a administrar esses perfis e muitas não sabem como o fazer. Aí pegam qualquer estagiário que tenha perfil no Twitter, chamam de Analista de Mídias Sociais e colocam para “monitorar” seus perfis. E muitas acabam fadadas ao fracasso.

Para ser um bom Analista de Mídias Sociais, e necessário ter conhecimentos de marketing, de relacionamento, de gestão de riscos, saber lidar com pessoas e, indiscutivelmente, ter noções de comportamento de consumo. Afinal oferecer um atendimento via Twitter ou Facebook, por exemplo é uma prestação de serviço, é um canal de relacionamento, ou como muitos gostam de chamar hoje, o SAC 2.0.

É muito bom as pessoas falarem bem de sua marca ou de sua empresa na Internet e você sair dando retweet, compartilhando com todos. Mas se as pessoas falam mal? O que fazer? Um estagiário ou profissional com os conhecimentos citados acima saberão muito bem como agir nesse momento.

Então fica a dica. Antes de querer contratar alguém para ser Analista de Mídias Sociais, selecione bem o candidato. Pois em vez de trazer benefícios para a empresa, você poderá estar adquirindo um lindo e robusto Cavalo de Tróia.

Bem, essa é a minha opinião, caso discordem ou queiram acrescentar algo, comentem à vontade. Isso é colaboração.

¹Daniel Lima é estudante de Marketing pela Faculdade Boa Viagem, atualmente Assistente de Marketing e Analista de Mídias Sociais da FBV. Viciado em Android e outros serviços do Google e blogueiro nas horas vagas.

Fonte. pontomarketing.com

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