You Are Here: Home » Desenvolvimento Web » Dicas de como enviar currículos por email para empresas

Dicas de como enviar currículos por email para empresas

Se você atualmente está desempregado, ou “à disposição do mercado de trabalho“, eu sei que dá um nervoso quando as pessoas perguntam onde você trabalha e você não sabe como responder. É complicado, mas com perseverança você conseguirá uma recolocação. Só que ficar dando tiro pra tudo quanto é lado não resolve nada. Você irá gastar toda sua energia e recursos apenas para aumentar o número de “nãos”.

Portanto, para aumentar as chances de sucesso, repasso 10 dicas do que fazer, ou não fazer, na hora de enviar currículos para empresas por e-mail:

1 – Verifique se a empresa está selecionando pessoas

Antes de tudo, certifique-se disso. Sabendo se a empresa está no momento recebendo e analisando currículos, você já terá certeza que está concorrendo a uma vaga. Quando você manda currículos para empresas que não pediram eles de forma alguma, ficará na expectativa de algo que poderá nunca acontecer.

2 – Veja como e para quem enviar o currículo

Em médias e grandes empresas, quem recebe o currículo geralmente é o pessoal do RH. Nas pequenas, às vezes é o próprio dono ou alguma empresa terceirizada. Verifique para quem ele deverá ser enviado e se a empresa exige algum formato específico. Se puder, ligue para ter certeza do endereço de e-mail para envio. Não corra o risco de mandar o currículo para um executivo ocupadíssimo, que provavelmente irá descartá-lo sem dó nem piedade.

3 – Procure pela seção “Trabalhe Conosco”

Alguns sites de boas empresas reservam uma seção com esse nome ou outro parecido. Lá a pessoa preenche todos os dados que eles necessitam ou vê as informações para envio de currículos. Algumas até já dizem quais vagas estão em aberto.

4 – Comece pelos amigos

Veja quais pessoas do seu círculo de amizades podem facilitar o envio do currículo. Se possível, peça para essa pessoa te indicar. Tem gente que odeia essa de Q.I (Quem Indique), mas as empresas têm mais confiança em contratar pessoas conhecidas dos seus funcionários. Quem tem um bom network raramente fica muito tempo à disposição.

5 – Não enfeite seu currículo

Quanto mais detalhes supérfluos você acrescentar no currículo, pior. O arquivo ficará muito pesado e quanto mais pesado for, mais chance ele terá de ir para a lixeira sem passagem de volta. Um currículo simples e objetivo é o bastante. Procure deixá-lo com 2 páginas apenas.

6 – Não fique pentelhando a empresa por uma vaga

Controle sua ansiedade para trabalhar. Se já mandou o currículo, aguarde pacientemente. Não fique perguntando quando você será contratado; se a empresa realmente precisar de você, ela irá lhe chamar.

7 – Não peça esmola

Não mande e-mails dizendo que está passando fome, que a mãe está doente, é feio e mora longe. Os selecionadores não terão peninha de você; ao contrário, eliminarão logo de cara.

8 – Esteja disponível

Não adianta de nada colocar 2 ou 3 números de celular, 4 endereços de e-mails e mais outras formas de contato e, quando for chamado, demorar alguns dias para saber disso. Se mandou currículos, confira diariamente os e-mails, 2 ou mais vezes ao dia se der.

9 – Mantenha os dados atualizados

Verifique seu currículo e atualize-o constantemente, para que os selecionadores não percam tempo ligando em vão. Eles detestam isso!

10 – Continue estudando, sempre

Aprimorar-se é fundamental. Procure cursos na sua área, mesmo que sejam de curta duração ou aqueles gratuitos que se encontra em alguns sites de referência. Conhecimento nunca é demais.

Espero que essas dicas sirvam para melhorar suas chances. Você tem alguma dica que não foi citada aqui? Deixe nos comentários e ajude alguém a conseguir um emprego.

Se quiser se aprimorar ainda mais, veja uma lista de livros sobre como redigir bons currículos.

 

Sobre o Autor da Publicação

avatar
Web Designer.

Jeferson Azevedo é Co-Founder/CEO de uma jovem empresa de webdesign e comunicação a Site Para Empresas ,

Número de inscritos em nosso Blog. : 852

© 2013 Site Para Empresas Blog sobre Internet desenvolvimento e Midias Sociais. - Fones: (11) 4063-4055 - 2361-4762